sexta-feira, 3 de junho de 2011

Danos Causados por drogas alternativas

As drogas na maioria das vezes não causam mudança aparente de comportamento, mas podem provocar à morte. As chamadas drogas alternativas, como os chás de pilha e de fita, estão sendo cada vez mais usadas. O consumo na baixa idade é uma preocupação para os pais de adolescentes, que estão trocando as drogas convencionais pelas sensações causadas pelas drogas alternativas. Médicos alertam para o número crescente de jovens que chegam aos hospitais passando mal devido à ingestão de chás de pilha e fita, spray anti-respingo de solda e até inalação de gás butano, presente em buzina náutica e isqueiro.
O novo uso dado aos produtos e substâncias é um perigo para a saúde face ao alto poder de intoxicação, quando utilizados de maneira indevida.

"Em busca de novas sensações, os jovens estão arriscando sua integridade física e mental, já que utilizam os solventes sem conhecer sua composição química e saber os prejuízos que causam ao organismo", já se constata que o uso crônico dessas substâncias pode ser tão ou mais nocivo que o uso da cocaína.

As drogas e o riscos
Anti-respingo de solda (usado para evitar aderência entre peças) - Semelhante aos sintomas do lança-perfume, causa náuseas, vômitos, desmaios, problemas de estômago, tosse constante.

Buzina e isqueiro (gás propanobutano) - Euforia, excitação, relaxamento e bem-estar são seguidos por náuseas, vômitos, tontura, alterações da percepção espaço-temporal, perda da capacidade motora, lapso de memória, variação do humor, alucinações, convulsões e morte por asfixia.

Chá de pilha, fita k-7, de vídeo ou chapas de Raios X (fervidos na água se transformam em metais pesados) - Causam tontura e perda da consciência, e podem resultar em problemas neurológicos, febre e pneumonia (manganês); lesão nos rins, temores e paralisia (mercúrio); destruição de neurônios, perda da memória, convulsões, anemia profunda, dores ósseas e abdominais (chumbo). A overdose pode levar à morte.

Referências:


Feito por:
- Bruna Torlai, Erika Midory e Ana Paula Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário